Linhas de Pesquisa


Taxonomia e Ecologia de Peixes
Os peixes fazem parte do grupo mais diversificado entre os vertebrados, sendo a região Neotropical considerada a mais diversa em peixes de água doce do mundo. Porém, existem relativamente poucos estudos quantificando a importância de fatores bióticos, abióticos e biogeográficos sobre as comunidades de peixes em regiões neotropicais, e esta lacuna acarreta dificuldades no entendimento da biologia e ecologia da complexa e diversificada ictiofauna da região Neotropical
Desta forma, o principal objetivo da linha de pesquisa supracitada é caracterizar a estrutura das assembleias de peixes e monitorar a ictiofauna da bacia hidrográfica da mesorregião Norte Pioneira Paranaense (Paranapanema I, Rio das Cinzas e Itararé), no intuito de fornecer dados que sirvam de apoio para a conservação dos ecossistemas e consequente manutenção da biodiversidade.


Biomonitoramento via Macroinvertebrados Bentônicos
Existem muitas vantagens em utilizar macroinvertebrados bentônicos no biomonitoramento de ambientes aquáticos, entre as quais se destacam: o ciclo de vida relativamente longo destes animais, tamanho relativamente grande, fácil amostragem, técnicas padronizadas, hábito de vida semi-séssil, grande diversidade de espécies e tolerância a diferentes níveis de poluição, sendo considerado um ótimo bioindicador da qualidade ambiental.
A presente linha de pesquisa visa fazer o monitoramento das bacias hidrográficas estudadas pelo GEPRHEA através de amostragens de macroinvertebrados bentônicos, contribuindo para a avaliação da qualidade ambiental, e influenciando as ações de conservação dos ambientes aquáticos continentais.


Levantamento e Monitoramento do Banco de Macrófitas Aquáticas
A presença de macrófitas aquáticas, que são espécies que permanecem total ou parcialmente submersas ou ainda flutuantes, em ambientes aquáticos, representam diversos papéis nestes ecossistemas. Além de compor o grupo de produtores primários, juntamente com as algas, atuam na ciclagem e armazenamento de nutrientes, no controle da poluição e da eutrofização dos corpos d`água, bem como servem como abrigo para a biota local.
Portanto, para a compreensão da dinâmica envolvida na composição da comunidade deste ecossistema é necessário o levantamento das espécies e seu posterior, monitoramento, que possibilitam o armazenamento de informações a longo prazo, que possam nortear futuras ações de manejo e controle destas populações.


Herpetologia: Levantamento e monitoramento de Ofídios 
As serpentes constituem o segundo grupo mais diversificado dos répteis, com aproximadamente 2700 espécies. Deste total, 370 espécies ocorrem no Brasil, o qual possui uma das maiores faunas de serpentes do mundo, não só pela extensão territorial do país, mas também pela diversidade de ecossistemas. O Refúgio de Vida Silvestre de Jacarezinho (RVSJ) está localizado no município de Jacarezinho, norte do Estado do Paraná, na Mesorregião Geográfica Norte Pioneiro Paranaense (MESO-4) e Microrregião Geográfica de Jacarezinho (MRG-16).
Sendo assim, o principal objetivo da presente linha de pesquisa é realizar o levantamento e monitoramento de Ofídios, inicialmente no RVSJ, e posteriormente em outras áreas da MESO-4, utilizando estes dados como base para a preservação deste grupo de répteis tão fundamentais para o equilíbrio e funcionamento dos ecossistemas.